Minhas considerações sobre Donald Trump ser o presidente eleito dos Estados Unidos

Joel Garcia Jr
2 min readNov 9, 2016

Minhas considerações sobre Donald Trump ser o presidente eleito dos Estados Unidos

É possível ver isso como um evento isolado ou uma tendência, entretanto, depois do BREXIT me parece mais uma tendência.

As tentativas de se construir um mundo globalizado e interconectado estão começando a ruir. Um grupo de super elites decidiu criar sua própria utopia transnacional sem ser controlado pelas fronteiras ou leis internacionais e classifica todas as críticas contrárias como racistas ou intolerância. Tudo é racismo e intolerância.

O projeto de globalização foi rejeitado pela maioria da população dos países super ricos. Se foi por razões econômicas ou simplesmente preconceito é algo para os sociólogos estudarem, eu de fato, não tenho como opinar sobre o motivo.

Não existe uma verdadeira alternativa de esquerda.

Penso que os economistas precisam parar de agir como sacerdotes na idade medieval. O cidadão que perdeu o emprego não se importa com a teoria da vantagem comparativa.

Se esta tendência se mantiver,em breve, atitudes assim vão começar a acontecer na França e em outras nações europeias. No Brasil já escuto alguns defensores do Bolsonaro. Este é um retorno ao mundo dos anos 20. Uma ordem global muito mais instável com cada país para si. Não é o que precisamos quando enfrentamos ameaças de escala planetária como o aquecimento global, fome, miséria, desemprego, terrorismo,pestes, inundações etc.

Vivemos a cada segundo de forma mais conectada, estamos planejando viagens a Marte, desenvolvendo pesquisas, cooperações internacionais e agora, o líder mais poderoso do mundo tem em seu plano de governo construir um muro com o México.

Saia da sua bolha.

--

--